(41) 3083-0899
contato@drleonidas.com.br

Cirurgia Oncoplástica

Untitled-15-300x243

A Cirurgia Oncoplástica é um novo conceito no aprimoramento para tratamento do câncer da mama associando modernas técnicas de cirurgia estética e reconstrutora.
 

 

 

Qual é a paciente indicada para a Cirurgia Oncoplástica?

Para a indicação de uma cirurgia oncoplástica é necessário uma rigorosa avaliação e seleção da paciente, onde após a retirada do tumor realiza-se a reconstrução da mama e a plástica da mama oposta (simetrização). Assim, a programação da cirurgia pelo mastologista  deve ser meticulosa e cada passo deve ser pensado para que a mama fique livre do tumor e se otimize o melhor resultado estético possível. Essa moderna abordagem é extremamente benéfica para a paciente tanto do ponto de vista funcional como psicológico.

Como é realizada a Cirurgia Oncoplástica?

Para este tipo de procedimento, o mastologista deve avaliar aspectos como a forma das mamas, localização do tumor e o volume mamário remanescente após a cirurgia do câncer, pois estes são fatores fundamentais para a escolha da melhor técnica a ser empregada.
No ato operatório temos como rotina a presença de equipe multiprofissional composta por médico patologista para a adequada avaliação do nódulo e segurança para a obtenção das margens cirúrgicas. Também compõe a equipe o médico especialista em medicina nuclear que atua no auxílio para a avaliação do linfonodo sentinela.

Tempo de cirurgia e recuperação pós-operatória

O tempo cirúrgico depende diretamente da técnica de reconstrução indicada. Em média as cirurgias levam cerca de 3 a 4 horas.
A permanência de internamento  no Hospital é curto em torno de 24 a 48 horas, o que é outro ponto positivo.
A recuperação pós-operatória depende de fatores pessoais e emocionais e deve ser respeitado a individualidade de cada um. Em geral após 20 a 30 dias a paciente está totalmente liberada para atividades físicas.

Outras informações

Orientações e Medicação pós-operatória:

No pós-operatório você receberá orientação e medicação (analgésico, antibiótico) para uso em casa. Recomendamos que assim que esteja liberada a dieta retorne o uso de suas medicações de uso contínuo.
É importante o uso de sutiã modelador nos 30 primeiros dias de forma contínua 24 horas. O mesmo será tirado apenas para o banho. Após esse período o mesmo poderá ser utilizado a noite para dormir, caso sinta-se mais segura.
Não há necessidade de curativo em casa, salvo se ocorrer alguma alteração nos pontos da cicatriz. Nesse caso, após avaliação lhe será indicado como realizar os curativos.
Cada tipo de pele reage de forma diferente no processo de cicatrização. Caso a paciente apresente cicatriz hipertrófica ou história prévia de formação quelóide, dispomos hoje de vários recursos clínicos para melhoria estética