contato@drleonidas.com.br

Untitled-1
A ginecomastia é definida como o crescimento das glandulas mamárias no homem e comumente causam disfunção estética afetando a qualidade de vida.
Dentre as várias causas de ginecomastia a forma idiopática, ou seja sem causa orgânica, representa 25% dos casos.

A ginecomastia pode ser fisiológica transitória na adolescência, ou causada pelo uso de medicamentos anabolizantes, ou ainda relacionada a doenças hepáticas, tireóide ou tumor do testículo.

Diagnóstico

Na avaliação clínica inicial é necessária a realização de dosagens hormonais e ecografia com o objetivo de determinar a causa.

Tratamento

O tratamento clínico com o uso de medicação hormonal (tamoxifeno) pode ser indicado como paliativo em pacientes que inicialmente não desejam a correção cirúrgica.
A cirurgia tem sua principal indicação quando a ginecomastia causa problemas estéticos
Cirurgia e seguimento no pós-operatório
O procedimento cirúrgico é seguro e na dependência do biotipo do paciente é necessário associar a lipoaspiração na região torácica.
O tempo de permanência pós-operatória no hospital é curto de 8 a 12 horas.
Para a liberação de atividades físicas em academia deve ser observado o período mínimo de 30 dias.

Risco cirúrgico

Como em toda cirurgia o paciente deve realizar os exames pré-operatórios de acordo com a idade e história clínica, entre eles: exames de sangue, eletrocardiograma, consulta pré-anestésica.
O risco de infecção hospitalar é extremamente baixo menor que 1 %.

Tipo de anestesia

Temos utilizado uma técnica combinada com sedação e anestesia local sob os cuidados do médico anestesiologista, o que torna o procedimento mais seguro e permite a alta hospitalar precoce.